quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Projetos Rui Barbosa

Ensinar é um ato de amor

A escola Rui Barbosa é um exemplo de que o processo ensino aprendizagem é uma ação de afeto e compromisso.A professora Liliana das turmas do 4º ano manhã e tarde, desenvolve um trabalho com os alunos onde ler, escrever, interpretar e compreender já faz parte do cotidiano dessas crianças.A prática pedagógica da educadora é norteada pela motivação, auto-estima, organização e competência. Ela trabalha a inclusão de forma afetiva onde as crianças aprendem umas com as outras.

Ensinar nesta escola é uma ato de amor. Veja as fotos



Escola e Família


A escola Rui Barbosa desenvolve na comunidade um trabalho voltado para o compromisso com a educação através da parceria entre a escola e a família.
Como exemplo podemos ver as imagens da reunião realizada dia 4/11/09 as 18h com a presença do núcleo gestor representado pelas professoras maria de Fátima Menezes do Vale, Eliane e Isabel. Professores: Aciolle, Nazário, Criseilane, Liliana, Tereza Roure, e o professor Eugênio representando a Secretaria de Educação de Maracanaú.









A pauta da reunião abordou os segintes assuntos:
  • Parceria família e escola
  • Carga horária
  • Evasão
  • Reprovação
  • Prova Brasil
  • Universidade Operária do Nordeste
  • Recuperação, dificuldades de aprendizagem
  • A violência. Como trabalhar?
  • Família e escola
  • Fundação da Associação dos Pais da Escola Rui Barbosa
A professora Roure entregou as atividades de recuperação das disciplinas de aprendizagem aos pais que assinaram um termo de compromisso de acompanhar os avanços no sucesso escolar do filho.



Alunos Monitores

A escola desenvolve com os alunos do 6º ao 9º ano um trabalho de parceria em sala de aula onde os representantes das turmas monitoram as faltas dos colegas diariamente e repassam para a coordenadora pedagógica que avisa a família da evasão das crianças e adolescentes, dessa forma o aluno contribui para a diminuição da evasão e reprovação na escola.

Mais educação

O projeto Mais Educação no Rui Barbosa tem avançado no processo ensino aprendizagem como também no aspecto socio afetivo. As aulas de letramento e matemática são orientados pela equipe de formação pedagógica da SEDUC e norteadas pelos professores das disciplinas, os pais e os alunos através de depoimentos mostram satisfeitos com o projeto. As aulas de teatro, judô, tênis de mesa socializaram as atividades e a convivência entre as crianças e jovens, tem sido uma vitória alcançada nas ações do Mais Educação.

Projeto Leitura


Projeto Leitura. Este tem sido uma conquista da coordenação pedagógica da professora Isabel e os professores em trabalhar mensalmente uma celebridade da literatura brasileira onde os alunos apresentavam através de dramatização, teatro de fantoches, danças, cenários, pinturas e música. Vale lembrar que essa açaõ foi idealizada pelas professoras Tereza Roure e Fátima Maia.


Projeto Ciência


As turmas do 8º ano e 9º ano foram orientadas pelo professor Willian de matemática e Ciências onde os alunos trabalharam o valor nutritivo dos alimentos e sobre eletricidade.


Sexualidade


A escola trabalha o projeto sexualidade nas turmas do 6º e 7º ano com seminários através da dramatização, paródias e exposição dos alunos co explicações sobre preservativos.

Esta foi uma iniciativa do professor Ricardo Henrique.


Reprovação não!


Reprovação não, estudo sim. Este lema tem despertado na comunidade escolar uma visão que aprender com eficácia depende do ensinar com eficiência. Evitar a reprovação é ajudar as crianças e adolescentes realizarem os seus sonhos.


Aguardem as fotos de cada projeto, estamos indo a fundo sobre cada um e deve se dar ênfase que todos esses projetos estão se realizando.







0 comentários:

Postar um comentário

 
Subir